Queridos,
Como prometido - ainda que com algum atraso - proponho a todos alguns materiais para um exercício de análise da parte de todos, procurando colocar em jogo algumas das economias de leitura que estão compreendidas no modo de disposição vetorial (linear ou não) que caracteriza a composição visual das vinhetas nos quadrinhos (seja na forma da tirinha diária ou então nos dispositivos da página simples, no hiper-quadro ou da página dupla).
Peço que procurem avaliar não apenas os sentidos da leitura promovidos pela disposição nos quadros, mas também os modos como o desenvolvimento consequencial da história pode ser melhor favorecido (ou não) pelos princípios da organização dos materiais visuais na página. Procurem avaliar, em especial no caso das tirinhas, como é que se pode concatenar os sentidos narrativos que são promovidos em cada tirinha, no sentido da produção de uma certa continuidade entre cada episódio cômico.
Peço que realizem este exercício, nos limites de uma resenha mais breve sobre o tema, em torno dos 3.000 caracteres. Em princípio, gostaria de receber estes exercícios em nosso próximo encontro, na sexta-feira, mas poderemos discutir eventuais reajustes da data.
Ad,
Benjamim
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
1 a 11. Elektra Assassin - Frank Miller e Bill Sienkewicz (1986)
1.
2.
3.
4.
1 a 5. Piratas do Tietê - Laerte (1998)
















Nenhum comentário:
Postar um comentário