Queridos,
Seguem abaixo alguns exemplares de imagens que ilustrarão a exposição e as discussões de nosso próximo encontro: são sequências retiradas de três diferentes narrativas gráficas (Vagabond, de Takehiro Inoue; Mesmo Delivery, de Rafael Grampá e Jimmy Corrigan, de Chris Ware).
Uma observação especial, no caso da leitura da sequência de Vagabond (as primeiras nove imagens deste post): como se trata de um mangá construído no modelo de leitura próprio à escritura oriental, o sentido a ser adotado para sua boa compreensão é o do vetor direita/esquerda, portanto oposto àquele que adotamos habitualmente entre nós.
Uma observação especial, no caso da leitura da sequência de Vagabond (as primeiras nove imagens deste post): como se trata de um mangá construído no modelo de leitura próprio à escritura oriental, o sentido a ser adotado para sua boa compreensão é o do vetor direita/esquerda, portanto oposto àquele que adotamos habitualmente entre nós.
Para efeito de orientação do olhar analítico de vcs., ainda estamos no território da relação entre o dispositivo da página e da dupla página dos quadrinhos e os processos de compreensão do sentido narrativo do desenvolvimento e da sucessão das imagens, em superfícies chamadas "tabulares", seja favorecendo um sentido linear de leitura ou então outro, mais ligado à integração gráfica da página.
Ad,
Benjamim
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1 a 9 - Vagabond, Takehiko Inoue (1988)
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1 a 8. Mesmo Delivery, Rafael Grampá (2008)
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1 a 5. Jimmy Corrigan, Chris Ware (2000)






















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